<< Voltar para Página Principal

Importância da Preservação



Qual é a importância da Mata Atlântica para nós? Desde as primeiras explorações ainda na época de Cabral, no séc. XVI, a mata atlântica representou a primeira fonte de exploração econômica por parte da coroa portuguesa com a extração do Pau Brasil (a esquerda) por conta da cor avermelhada de sua seiva, que era utilizada na tintura de tecidos e deu nome ao nosso país. Ao longo de uma intensa devastação, seja para ocupação humana, ja que hoje 70% da população ou 130 milhões de brasileiros habitam áreas antigamente ocupadas por ela, ou para exploração econômica , temos que lembrar que além de possuir o maior diversidade de espécies de animais (cerca de 1,6 milhão)e representar sozinha cerca de 15% das espécies de fauna e flora no mundo, precisamos dela para proteger e preservar nossos recursos hídricos para termos água potável em nossas torneiras no futuro com a preservação dos rios que nascem nela e que compõem os nossos mananciais (abaxo a represa Guarapiranga, que abastece a cidade de São Paulo).



Como preservar a nossa mata? Apesar do crescimento populacional ao longo dos tempos, o que pressiona a expansão das cidades e a ocupação da floresta, podemos ajudar a preservar a mata e a reduzir os danos que causamos com hábitos simples tais como: - Reduzir a produção de lixo e estimular a reciclagem para evitar que mais recursos naturais e da floresta sejam explorados. - Evitar de jogar lixo nas vias públicas e repreender quem o faz, já que polui as águas e mata os animais que se contaminam com a poluíção. - Comprar produtos legalizados e licenciados pelo governo, já além de gerar impostos que movimentam a economia, evita que os produtos da floresta sejam explorados sem controle, como aquele palmito "caseiro" que se vende de porta-em-porta e em pequenos comércios ou alguns tipos de madeira para construção que não possuem certificação ambiental. - Reduzir o consumo de água e energia, com a população crescendo e ocupando o lugar das matas naturais, os recursos naturais necessários para a nossa vida proporcionalmente diminuem, logo, para que todos usufruam desses recursos no futuro é necessário que se diminua o consumo para que haja recursos para toda a população. - Investir em educação como prioridade zero, pois somente assim nossas gerações futuras compreenderão que todos nós fazemos parte da natureza, e não como uma parte separada dela, já que somente assim garantiremos um mundo melhor e menos poluído como é hoje.



Obra do trecho sul do Rodoanel, que ocupa uma faixa de mata atlântica devido a expansão urbana da Grande São Paulo (imagem aérea de nov/2008).

Então fica aqui a mensagem: Preservemos já!

Mico Leão Dourado: Espécie de macaco raro encontrado apenas na Mata Atlântica ao entorno da cidade do Rio de Janeiro e da região da Baixada Fluminense, em risco de extinção devido a devastação e destruíção do seu lar.

Fonte: http://www.sosmataatlantica.org.br/

<< Voltar para Página Principal